POR QUE SOU UM PECADOR?

Somos inocentes quando nos apegamos a uma verdade. Não existe a sociedade que sonhamos, não existe o amor que desejamos e, ninguém que morreu, voltou para nos assegurar da existência do paraíso.

Portanto, inocência é viver sob a égide de ideologias, teorias ou crenças que, se as questionarmos, não chegaremos a lugar nenhum. A utopia é um lugar que não existe, ninguém possui um conceito definitivo acerca dos sentimentos e não existe o Deus de Deus.

Somos pecadores quando nos abstraímos de todas as ditas verdades e passamos a enxergar tudo como sendo nada. Ou seja, passamos a construir nossos sentidos – especificamente – a partir do que a vida nos apresenta em toda a sua imprevisibilidade.

Inocente é aquele que se diz dono da verdade. Pecador é aquele ateu de todas as verdades. O inocente – seguramente – terá que se haver com a depressão porque não existe, na prática, a verdade que ele tanto idolatra.

O pecador nunca entra em depressão porque sabe o que fazer com sua angústia – uma vez que a verdade que ele constrói só vale para a situação que ele acabou de vivenciar. Ou seja, o pecador não teme o nada.

O inocente vive de camuflar sua existência com suas supostas verdades. É por isso que – dificilmente – ele retorna igual depois que entra em desespero.

O pecador encara a contingência de sua existência. Ele nunca cai em angústia porque esta é uma constante em sua vida. Ele opta por ir enfrentando a vida em cada uma de suas complexidades. Para ele, o sentido não é anterior ao acontecimento. Par ele, o sentido é construído a partir da singularidade de cada situação.

Eu prefiro ser pecador!

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882
Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s