POR QUE TANTA ANSIEDADE?

Estamos imersos em uma epidemia de ansiedade porque invertemos a ordem do lugar de onde, até bem pouco tempo, buscávamos o sentido para nossas vidas.

A sociedade de consumo está nos fazendo acreditar que o sentido de existir não está mais no que o outro pensa e sente e, sim, no que ele possui.

Viramos meros consumidores de imagens. Não importa mais as ideias e as emoções. Importa a qualidade artificial das imagens postadas nas redes e nos aplicativos de relacionamento. Importa o impacto dos nudes. Importa a forma do corpo, a espessura da pele, a definição abdominal, o tamanho do bíceps, do peito, da bunda e do pênis.

Parecemos a criança-perversa que se interessa mais pelo órgão genital da mãe que pela pessoa da figura materna.

Estamos viciados no mundo das coisas, do físico, do ter e do concreto.

Por que o concreto nos angustia mais que o abstrato? No concreto, não conseguimos trazer a angústia conosco. No concreto, nos iludimos de que podemos passar sem ansiedade. Ou seja, passamos de um produto ao outro até tornamo-nos consumidores compulsivos.

É só no abstrato que conseguimos pensar – junto – ser e não-ser, prazer e dor, alegria e tristeza, ausência e presença, vida e morte.

Não é possível viver sem dor e sem tristeza mesmo estando com as pessoas – ditas – mais ricas e mais bonitas do planeta. Não é o ter que nos livrará de nossas angústias e ansiedades.

Para não enlouquecermos, precisamos juntar – em nós – o que somos e o que não-somos. Precisamos criar uma dialética interna que dê conta de harmonizar – e sem a pretensão de superar – o que somos de mais contraditório.

Jamais conseguiremos tal intento pelo ter. Tal intento só é possível pelo intelecto. Fora dele, é só angústia, ansiedade, depressão, obsessão e loucura.

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882
Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s