MUITO CUIDADO COM AS SUAS IDEIAS …

Por que gostamos tanto das religiões, das filosofias e das ciências? Gostamos porque necessitamos de um norte para não entrarmos em pânico em nossas existências. Ou seja, necessitamos de algo com alguma objetividade porque não nos suportamos em nossas subjetividades. É nela que temos que nos ver em nossas contradições insolúveis.

O problema é que sacrificamos nossas verdades em nome de verdades que sabemos que não nos salvarão. Privamos de viver – ainda que de forma contraditória – para viver uma universalidade que nunca existiu para ninguém.

Não estou dizendo que as religiões, as filosofias e as ciências não sejam importantes. Pondero, apenas, o perigo que corremos quando reduzimos nossas existências às orientações ditadas por esses supostos saberes.

Na vida – o contraditório – é muito mais verdadeiro que qualquer doutrina, teoria ou laboratório. Nada nos livrará disso que as religiões, as filosofias e as ciências prometem nos livrar.

Precisamos incorporar esse contraditório em nosso cotidiano. Quanto mais ele estiver presente, menos traumatizados ficaremos quando ele resolver nos apresentar sua verdadeira face.

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882
Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s