NÃO EXISTE PESSOA EVOLUÍDA …

A psicanálise não acredita que desenvolvemos, progredimos ou evoluímos. Não existe ir para frente porque – na vida – qualquer outro lugar é sempre o mesmo lugar.

Para a psicanálise, giramos o tempo todo em círculo – e em torno da angústia. Nosso inconsciente não desgruda de nós para onde quer que formos.

É por isso que rico toma antidepressivo, celebridade surta e intelectual vai ao analista.

Do ponto de vista das nossas emoções, não caminhamos em linha reta. Pulamos de galho em galho porque queremos amenizar isso que em nós é incurável. É por isso que não existe amor completo, nenhum dinheiro é suficiente e nenhuma revolução é condição de felicidade coletiva.

É por causa dessa angústia que brigamos por amor, ficamos ansiosos ou entramos em depressão.

A essência da vida é inócua, caótica e abismal. Só podemos reverberar, ressoar ou ecoar algumas coisas nessa nossa cratera existencial.

Ninguém ainda deu conta de tocar, abocanhar ou tatuar o que quer que seja dentro desse nosso inconsciente porque ele é sem dentro: ele é um posso sem fundo.

Infelizmente, muitos não dão conta de seguir levando junto esse vazio que somos. Muitos carregam a ilusão de um dia encontrar uma pessoa, uma cifra, uma ideia, uma crença ou bem material que o cubra por inteiro.

É por isso o mundo parece que está de cabeça para baixo. Contudo, quando mais queremos ficar livres dessa angústia, mais angustiados ficamos – até não podermos mais existir com o que podemos.

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882
Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s