A questão é quando achamos que sabemos. Não sabemos. Ninguém sabe. Ninguém consegue controlar todos os desdobramentos do que se pensa e do que se fala.
Há alguma violência – ainda quando é o pensamento considerado o mais elaborado de todos. Se ele não fosse violento, ninguém o questionaria.
É por isso que é sempre bom manter o que se pensa em aberto. Fechamos o pensamento quando tomamos uma decisão. Disso, podemos esperar de tudo.
Por mais que justifiquemos nossas decisões, não há como purificá-las de toda violência. Quase sempre, a justificativa é uma tentativa de camuflar essa mesma violência. É por isso que as pessoas se tornam arrogantes, centralizadoras e autoritárias.
Não se trata de apenas pensar bem ou de impor o que se pensa. Mesmo o melhor pensamento do planeta não é sem alguma agressividade. É por isso que nenhum ditador se sustenta por muito.
A questão não é retórica. A questão é como vamos nos arranjar com esse nosso lado bizarro que é inerente à tudo que pensamos e fazemos.
Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882
Instagram: @evaristo_psicanalista