É POSSÍVEL – SIM – VIVER SEM ANGÚSTIA …

Não é possível existir sem angústia. Ainda que a filosofia, a religião e a psicologia venham nos oferecendo fórmulas para lidar com ela, a imprevisibilidade da vida nos coloca diante de angústias que: ou nos entregamos ou nos reinventamos diante delas.

É importante pontuar que todas as filosofias, religiões e psicologias surgiram do desejo humano de encontrar um ponto de basta em suas angústias.

No entanto, não existe esse ponto de basta porque a vida pode nos por diante de situações que nada e nem ninguém pode fazer qualquer coisa por nós.

Ainda bem que frente às angústias temos o poder de nos reinventarmos diante delas – mesmo sabendo que teremos que fazer esse mesmo exercício na angústia seguinte.

O saber pode ser cumulativo para muitas coisas, mas não é cumulativo para as nossas emoções. Jamais conseguiremos prever qual emoção teremos que enfrentar no próximo minuto.

Portanto, todos os ensinamentos de Jesus Cristo, toda a filosofia de Platão, Kant, Nietzsche e toda a psicanálise de Freud e Lacan podem não servir para nada no que pode nos acontecer daqui a pouco.

Nesse lugar, teremos que ser nosso próprio Jesus Cristo, nosso próprio Platão, Kant, Nietzsche, Freud e Lacan se quisermos manter – minimamente – nossa sanidade mental.

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996172882
Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s