TENHO PREGUIÇA DE GENTE QUE VIVE PARA AGRADAR OS OUTROS …

Ficamos preocupados com o que as pessoas pensam de nós porque só existimos para fora de nós mesmos. Estamos o tempo todo voltados para o desejo de agradar porque se nos voltarmos para dentro de nós mesmos não encontraremos quem achamos que somos. Pior, encontraremos a verdade que mais abominamos em nós. Descobriremos que não existimos.

Podemos usar o melhor exame de imagem que existe no planeta que não conseguiremos jamais captar em nós o que achamos que somos. Não somos por dentro as definições que nos damos.

Portanto, não é para nós o que pensamos sobre quem somos. Só existimos para os outros. Uma criança que crescesse sem a presença de nenhum adulto jamais teria a necessidade de saber de si.

O autoconhecimento só é necessário porque vivemos em sociedade. É para agradar os outros que falamos e articulamos bem as nossas ideias. Também, é por causa dos outros que sentimos ansiedade e angústia por nunca estarmos seguros do que eles estão pensando acerca de nós mesmos.

Como temos dificuldades homéricas com nossas próprias verdades, utilizamos os outros para nos esconder delas. Poucos dão conta de não fazer isso!

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882
Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s