COMO ESTOU VIVENCIANDO ESSA PANDEMIA?

Desde março de 2020 estou em isolamento social. Quem me conhece sabe o quanto não sou de ficar em casa.

Aqui, em Bh, quem quiser me encontrar é só frequentar os teatros, a gruta, o carnaval, a transa, o belas artes, o maletta, o Ccbb dentre outros.

No entanto os cinemas fecharam. Não há mais espetáculos, shows, exposições, festas e carnaval. Sequer posso visitar meus amigos.

Muita gente me pergunta como estou vivenciando tudo isso. Tenho tentado não ver o isolamento como um trauma, uma ruptura ou como se a cidade me tivesse sido abruptamente retirada.

Tenho tentado pensar que não controlo as contingências. Portanto, se fui colocado nesse lugar é porque a vida quer me fazer vivenciar isso.

Dói? Sim. Deprime? Sim. Gera ansiedade? Sim. Adianta lutar contra? Não.

Desse modo, entendo que a vida só me deu uma alternativa: suportar isso. Ou seja, suportar sem fazer qualquer julgamento. Suportar no sentido de tomar como sendo meu e de dar conta de carregar comigo – e sem saber de que se trata.

Há dias que acordo melhor, entristeço no meio e melhoro um pouco mais tarde. Há dias que não me sinto bem um minuto sequer. Vou me entupir de antidepressivos e de ansiolíticos? Não.

Decidi experimentar sentir isso. Ninguém vive só de alegrias. Decidi tomar esse tempo para vivenciar isso. Decidi tomar esse tempo para olhar para isso. Decidi tomar esse tempo para tentar aprender – quem sabe – a gostar disso.

Portanto, tenho, nesse período tentado conhecer, ver, tocar e abraçar a melancolia em toda a sua plenitude. Espero, em alguma medida, aprender um pouco mais sobre a vida com isso.

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882
Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s