EXISTE SAÍDA – SIM – PARA O PÂNICO E A ANSIEDADE …

Precisamos estar certos de que daremos conta de qualquer coisa que vier a nos acontecer. Essa certeza nos é dada pelas experiências que já tivemos com traumas passados e pelas experiências de outras pessoas que deram conta de traumas ainda piores que os nossos.

É a vulnerabilidade subjetiva que nos gera pânico, depressão e ansiedade.

É óbvio que ninguém está cem por cento pronto para o que der e vier. No entanto, ninguém suporta viver vendo o pior acontecendo com outras pessoas e imaginando esse pior acontecendo consigo – e sem nenhum filtro psicológico capaz de demarcar um limite entre si, os outros e o mundo.

O grande drama de nós humanos é o que poderá nos acontecer. Não controlamos nossos corpos, nossa saúde, nossos medos, desejos e fantasias. Não temos poder para mudar – sozinhos – a política, a economia e a sociedade. Não temos garantia sobre o amor e sobre a permanência das pessoas em nossas vidas.

No entanto, não podemos perder nossas referências passadas e nossas crenças de que sempre daremos conta de reinventar referências novas.

Sem essas referências, fica impossível prosseguir. Infelizmente, a sensação é a de que o pior está saindo vitorioso. Precisamos resistir.

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento online: 31 996171882
Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s