Há o que não temos ciência, filosofia ou religião que dê conta.
Diante disso, podemos nos sentir devastados ou arrebatados. Só temos esse dois caminhos.
Infelizmente, a pandemia nos jogou nesse lugar da devastação. No entanto, a melhor saída é se sentir arrebatado. Como assim, se sentir arrebatado por algo tão nefasto? É possível? Sim.
Não é se deixar arrebatar pela pandemia. É se deixar arrebatar pelo que a pandemia representa.
Estamos diante da possibilidade da morte. Na verdade, essa possibilidade independe de qualquer pandemia. O problema é que – fora da pandemia – tendemos ao esquecimento desse fato.
Portanto, o problema não é a pandemia. O problema é o lugar onde ela nos colocou. É com isso que lidamos mal. E, diante da morte, só temos o caminho do arrebatamento. Temos que nos curvar ao fato de que somos perecíveis.
Ou curvamos ou enlouquecemos.
E, se nos curvarmos, seguramente, lidaremos melhor com essa realidade porque, para a psicanálise, medo e desejo são dois lados de uma mesma moeda.
Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882
Instagram:@evaristo_psicanalista