DESEQUILIBRADO É QUEM É AGRESSIVO …

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882

Uma pessoa pode ser considerada bonita, inteligente e rica. No entanto, nada disso garante que ela seja equilibrada emocionalmente.
O que torna uma pessoa equilibrada é a capacidade que ela possui de controlar a sua agressividade. Por agressividade, compreendo não fazer mal a si e ao outro.
Uma pessoa pode ser estabanada, falar alto, falar palavrão. Mas, se ela tiver um bom coração isso a torna de uma nobreza infinitamente maior que aquele todo arrumadinho – mas que vive passando a perna em todo mundo.
Para a psicanálise, não importa o semblante que a pessoa escolhe para dar sentido à sua vida. Importa é se sua película vem carregada de bondade e de amor. É essa consistência que a torna longe de toda neurose, perversão ou psicose.
Onde se encontra a nossa agressividade? Ela está o tempo todo bem pertinho de nós. Qualquer desvio no amor pode virar possessividade. Qualquer comentário – mais descuidado – pode expressar preconceito. Uma pessoa – ainda que muito bem treinada – pode se utilizar de determinado protocolo ou procedimento para fazer valer seus impulsos mais primitivos.
Existe cura para a agressividade? Não. Somos constitucionalmente agressivos. Qual é a origem da nossa agressividade? Não sabemos de onde viemos e para onde vamos. Vamos envelhecer e vamos morrer. Nunca estaremos cem por cento seguros do que temos e somos.
No entanto, nossa sanidade mental estará na dependência do que vamos fazer com essa nossa impulsividade destrutiva que não seja passando ao ato com ela.
Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s