POR QUE ESTAMOS TÃO ANSIOSOS?

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp: 31 996171882

Dizem que o ansioso sofre de excesso de futuro. Ao falarmos de futuro não estamos nos referindo apenas para daqui a dois, dez, cem anos.
Futuro pode ser daqui a pouco, hoje a noite ou amanhã. Na verdade, não é o futuro que nos gera ansiedade. É o que pensamos para o futuro que mais nos perturba.
Todo pensamento é ansioso porque não existe pensamento igual a coisa, não existe pensamento que abarque toda a realidade e não existe pensamento definitivo sobre nada. Sempre é possível pensar diferente sobre tudo.
Portanto, não deveríamos programar a faxina. Não deveríamos pensar a próxima viagem. Não deveríamos pensar em como será a noite de amor. Se assim fizermos, seguramente, sofreremos ao final da faxina, ao final da viagem e ao final da transa. Sofreremos porque não existe a limpeza que desejamos e o sexo que fantasiamos.
É por isso que muitos se tornam obsessivos compulsivos por limpeza. É por isso que muitos broxam. Ou seja, broxam porque querem transpor o que pensam para a realidade. Como isto não é possível, acabam voltando contra si mesmos o que desejavam ver longe.
O ideal é não pensar? Sim. O ideal é deixar fluir. Isso vale para desde o acordar até a hora de dormir. O ideal é primeiro deixar o problema acontecer para depois pensar sobre ele. O problema é quando duvidamos da nossa capacidade de inventar sobre o imprevisível.

Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s