O QUE É SER UMA PESSOA LGBT?

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento online: WhatsApp 31 996171882

Ninguém é igual. Ainda que ocupemos a mesma função de outra pessoa, nunca fazemos exatamente como ela. Ou seja, estamos partindo dela, mas imprimindo nosso modo próprio de fazer.

Uma pessoa LGBT
parte do modo próprio de ser heterossexual para inventar – a seu modo – outros olhares para a sexualidade.

Do mesmo modo que um artista faz uma releitura da obra de outro artista, uma pessoa LGBT mostra que é possível reler o modo padronizado da sociedade de fazer com o sexo.

Do mesmo modo que um intelectual parte das lacunas de outro intelectual para construir sua própria teoria, uma pessoa LGBT parte das brechas deixadas pela heterossexualidade para vivenciar sua própria sexualidade.

O problema não são as pessoas LGBTs. A questão é que a heteronormatividade não dá conta – sozinha – de toda a sexualidade.

O problema não são as pessoas LGBTs. O problema é a natureza humana que não consegue tomar uma coisa por ela mesma sem fazer a sua própria leitura.

O problema não são as pessoas LGBTs. O problema são as pessoas homofóbicas que não conseguem ampliar seus campos visões acerca da sexualidade humana.

Somos seres pensantes e, por isso mesmo, nunca tomamos nada ao pé da letra. Estamos – o tempo todo – relendo tudo e todos.

Reler a sexualidade para além
da heteronormatividade não é pecado, crime ou doença. Ser LGBT não altera – em nada – o caráter de quem quer que seja. Ser LGBT não transforma ninguém em bandido, louco ou psicopata. Ser LGBT é só outro modo de ver a vida, o amor e a sexualidade.

Se a heteronormatividade fosse a regra, não teríamos heterossexuais abusadores, estupradores e pedófilos. Não é ser LGBT que está levando a humanidade à bancarrota.

Viva a diversidade de leituras! Viva a possibilidade de outros olhares! Viva a inteligência da comunidade LGBT!

Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s