NINGUÉM GOZA TUDO …

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento online: 31 996171882

Podemos ter o melhor de todos os carros, a melhor de todas as casas e o amor mais lindo do mundo. Do ponto de vista da cultura, fala-se em maior, melhor, mais lindo e mais tudo. No entanto, em se tratando de existência, não existe nada no mundo que possa preenchê-la.

Isso não significa que não devemos desejar carros, casas e pessoas. A questão não é o que desejamos, mas o que projetamos no que desejamos.

Podemos até achar que encontraremos o objeto ou a pessoa para todo o nosso deleite. Doce ilusão! É impossível medir a quantidade de gozo que investimos no que quer que seja. Sempre faltará objeto para a nossa libido. O que somos em gozo é infinitamente superior ao que o mundo pode nos oferecer.

Que gozo é esse que nada do mundo preenche? Vamos envelhecer e morrer. Não sabemos de onde viemos e nem para onde vamos. Por mais que o outro nos repita, jamais estaremos seguros de seu amor por nós.

Não é possível não se importar com isso que nada suprime. É isso que nos virá na forma de angústia e ansiedade – exatamente porque é insuprível. É isso que aparece naquilo que não controlamos – mesmo que tenhamos os melhores carros, casas e amores do mundo.

Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s