NÃO EXISTE AMOR SEM BRIGA …

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento online: WhatsApp 31 996171882

Quando amamos, não precisamos provocar o desamor: ele vem de graça!

Não é por uma mensagem suspeita no WhatsApp que brigamos. Não é porque o outro está distante, frio e calado que ficamos paranóicos.

Quem amamos pode até nos dar a senha do seu telefone. Nós dois podemos ficar grudados o dia, o mês, o ano e a vida toda. Isso não significa que estaremos seguros do amor que sentimos um pelo outro.

Ninguém precisa provocar desavenças amorosas. Ninguém precisa comprar briga para apimentar a relação depois da reconciliação. Querendo ou não, todo amor terá brigas e desavenças amorosas.

Não existe amor sem problema. Amar já é – em si – um problema. O desamor é constitutivo do amor. Não é possível amar sem desamar.

O amor traz em sua essência a incerteza porque jamais conseguiremos traduzir em palavras o que sentimos por quem quer que seja. Ninguém consegue estar cem por cento seguro de seu amor por ninguém. Ninguém consegue sustentar qualquer constância ou qualquer regularidade no que sente. Nunca estaremos certos do amor do outro – ainda que ele repita isso um milhão de vezes.

Existe uma infinidade de dúvidas ao lado, embaixo e acima do amor que mesmo o amor mais bonito do mundo não consegue neutralizar.

O amor não é uma coisa etérea, pura e perfeita que carregamos independentemente das nossas contradições.

Não é por mensagens suspeitas que entramos em crise na relação. Com ou sem desconfiança, sofreremos por amor porque é da própria essência do amor não ser exato, palpável ou concreto.

Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s