SOBRE O MEDO DA TRAIÇÃO …

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento online: WhatsApp 31 996171882

A pessoa está apaixonada e só enxerga traição no outro – mesmo não tendo qualquer indício de que isso possa estar acontecendo.

Ela cria uma traição irreal. Possivelmente, esse fato só tem sentido para ela – uma vez que usa a certeza de estar sendo traída como contorno de algo seu que lhe é insuportável.

Toda paranóia – quando não se justifica na realidade – só pode ser justificada nas razões do próprio paranóico.

Toda pessoa muito ciumenta, geralmente, vive um pavor interno que é deslocado pelo pavor de ser traída por quem ela ama.

Vigiar o celular, mandar centenas de mensagens no WhatsApp, ligar o dia todo, ir para a porta da casa ou para a saída do trabalho do outro, é a forma que a pessoa encontra para se estabilizar frente ao que – sem isso – ela enlouqueceria.

O que essa pessoa vive em seu mundo interno não cabe qualquer palavra ou qualquer entendimento. É por isso que ela precisa criar um fato ou um acontecimento exterior a ela como forma de barrar o que está se passando consigo.

Na atualidade – em função de um certo empobrecimento psíquico geral – muitos estão aparelhando seus próprios corpos com doenças, vícios e cortes ou estão se tornando compulsivos por coisas e pessoas como forma de não se despedaçarem por completo.

Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s