QUANDO É BOM SE DESCONECTAR DE TUDO?

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento online: WhatsApp 31 996171882

Somos do blá-blá-blá. Entendemos por normal apenas aquela pessoa que se integra à sociedade pela capacidade de falar, negociar e convencer.

Nessa perspectiva, quem é mais calado passa a ser visto como tímido, regredido, incapaz, problemático e, até, depressivo ou esquizofrênico.

Seria a palavra o único meio de nos conectarmos com o mundo? Seria a palavra o único meio de encontrarmos um sentido para viver? Não.

A palavra está ligada ao tempo. Para falarmos, necessitamos marcar um antes e um depois, trazer o passado, confrontá-lo com o presente e apontar algo novo no futuro.

Nesse contexto, só é considerada normal aquela pessoa que possui um extenso vocabulário, que argumenta bem e que é capaz de seduzir pelo intelecto. Quem não possui essas qualidades é considerado um ignorante ou desconectado de tudo e de todos.

Podemos – sim – nos conectar com as pessoas pelo tempo, pela consciência dos fatos, pela história e pelos acontecimentos sociais. No entanto, não somos só o que captamos pela razão e o que transmitimos pela palavra.

Podemos nos conectar ao mundo pelo que é sem palavra. Ou seja, o mundo é – também – espaço repleto de formas, texturas, cores, sabores e sons que só podem ser contemplados e sentidos.

Quem disse que uma pessoa mais silenciosa está desconectada de tudo? Quem disse que conexão é só por esse falatório sem fim?

Você já experimentou se calar e tentar se conectar com as pessoas e com seu entorno apenas por aquilo que só pode ser sentido?

Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s