Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento online: WhatsApp 31 996171882
O vazio é a verdade da vida. Podemos até conviver com inúmeras pessoas, conhecer lugares maravilhosos e amar muita gente. No entanto, poucas coisas nos marcam – no sentido de fazer alguma diferença nesse vazio.
A questão não é só conviver e agir. Mais importante são os efeitos que as relações e os acontecimentos causam em nós. São esses efeitos que determinam o sentido da nossa existência. Fora isto, a vida vai passando como se nem existíssemos.
Portanto, não basta estar vivo. É preciso fazer furos nesse vazio que é a vida. Que furos são esses? É preciso fazer acontecer coisas. Não quaisquer coisas. Mas, coisas que tragam – junto – nossos corpos, músculos, ossos e vísceras. Que nos façam pulsar, vibrar, tremer, arrepiar, salivar e estatelar os olhos.
Fora isto, falamos da boca para fora e amamos por amar,
A maioria vive com a agenda lotada e passa a maior parte do tempo vidrada em uma tela de celular. No entanto, é preciso perguntar: o que estamos fazendo tem algum valor no sentido de marcar – de fato – nossas vidas?
Viver não é apenas estar vivo. É preciso fazer a diferença. Passamos a maior parte do tempo esperando que essa diferença caia do céu. Não vai cair! É preciso agir – no sentido em que cada acontecimento marque um antes e um depois em nossas vidas. Isso deveria valer para as mínimas coisas do nosso cotidiano.
Os orientais fazem do vazio o maior acontecimento de suas vidas!
Instagram:@evaristo_psicanalista