O QUE É O SENTIDO DA VIDA?

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento online: WhatsApp 31 996171882

O vazio é a verdade da vida. Podemos até conviver com inúmeras pessoas, conhecer lugares maravilhosos e amar muita gente. No entanto, poucas coisas nos marcam – no sentido de fazer alguma diferença nesse vazio.

A questão não é só conviver e agir. Mais importante são os efeitos que as relações e os acontecimentos causam em nós. São esses efeitos que determinam o sentido da nossa existência. Fora isto, a vida vai passando como se nem existíssemos.

Portanto, não basta estar vivo. É preciso fazer furos nesse vazio que é a vida. Que furos são esses? É preciso fazer acontecer coisas. Não quaisquer coisas. Mas, coisas que tragam – junto – nossos corpos, músculos, ossos e vísceras. Que nos façam pulsar, vibrar, tremer, arrepiar, salivar e estatelar os olhos.

Fora isto, falamos da boca para fora e amamos por amar,

A maioria vive com a agenda lotada e passa a maior parte do tempo vidrada em uma tela de celular. No entanto, é preciso perguntar: o que estamos fazendo tem algum valor no sentido de marcar – de fato – nossas vidas?

Viver não é apenas estar vivo. É preciso fazer a diferença. Passamos a maior parte do tempo esperando que essa diferença caia do céu. Não vai cair! É preciso agir – no sentido em que cada acontecimento marque um antes e um depois em nossas vidas. Isso deveria valer para as mínimas coisas do nosso cotidiano.

Os orientais fazem do vazio o maior acontecimento de suas vidas!

Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s