O QUE É A PSICOPATIA?

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento online: WhatsApp 31 996171882

O bebê ao se reconhecer no espelho não apenas toma consciência de si. Ele não apenas se dá conta de que possui um corpo. Ele adquire a capacidade cognitiva de se perceber e de perceber o outro como sendo humano.

Algo aconteceu nesse encontro do psicopata com sua imagem que o impediu de estender a humanidade de si à humanidade do outro.

Houve aí nele uma espécie de curto-circuito. Ou seja, ele parece humano, mas o humano no outro não adentrou nele. Ele reconhece o outro, sabe seu nome e se comunica com ele, mas não o reconhece como um ser que sofre, sente medo e dor.

É por isso que ele não sente culpa e empatia. Como é possível a alguém não se comover com a dor do outro? Como é possível a alguém deixar fora de si a dor de um semelhante seu sendo assassinado ou morrendo de fome? Sim, o psicopata consegue.

Há aqueles que não conseguem constituir uma imagem de si. No entanto, é assustador constituir uma imagem de si e do outro e infringir nele tudo de pior – e não reconhecer isso como sendo pior.

Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s