O QUE É FANATISMO?

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento online: WhatsApp 31 996171882

Só sabemos das coisas pelas palavras. No entanto, não existe a palavra da palavra. O fato é que vamos emendando uma palavra na outra sem sequer sabermos – ao certo – aonde queremos chegar. Não paramos em uma palavra porque ela – também – pode não ser exatamente o que gostaríamos de dizer.

É isso que nos causa ansiedade, angústia, medo e pânico. Não sabemos lidar com os aspectos contingentes e contraditórios da vida.

É por isso que certas pessoas tomam determinadas palavras como se fossem coisas ou verdades prontas e acabadas. Como isso não é possível , quanto mais vão se deparando com as ambiguidades, mais vão enlouquecendo em seus fanatismos.

Não é por suas supostas verdades que essas pessoas ficam agressivas e autoritárias. O que não suportam, é o fato de não ser possível grudar palavras em seus abismos pessoais.

Essas pessoas querem uma sociedade padronizada e imutável porque uma sociedade livre é, para elas, a possibilidade de vivenciarem suas próprias liberdades. Nesse sentido, cabe-nos perguntar: que liberdade seria essa que não pode ser exercida socialmente?

Todo fanatismo é uma espécie de recalque da perversão.

Instagram:@evaristo_psicanalists

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s