POR QUE SÓ OS ATEUS SÃO FELIZES?

Começamos a morrer porque carregamos a morte – tanto em nosso físico quanto em nosso psicológico – desde o dia em que demos o primeiro respiro.

A angústia nunca é só porque estamos envelhecendo. A angústia nunca é só porque sofremos traumas e perdas. A angústia nunca é só porque a sociedade é desigual.

Essa angústia que carregamos tem algo mais para além da nossa história familiar, social e relacional. A maior cota dessa angústia é existencial. Portanto, ela é incurável. Não adianta fazer regressão ou se entupir de antidepressivos. Ela nos constitui.

É em função dessa angústia que as pessoas enlouquecem, entram em pânico ou depressão. É para essa angústia que as pessoas buscam a religião. No entanto, nada e nem ninguém pode fazer qualquer coisa por nós quanto a isso.

O que é ser ateu? É dar conta de lidar com essa angústia sem nutrir nenhuma ilusão de que é possível passar sem ela. É dar conta vê-la sem desespero ou pânico. É dar conta de usufruir da vida trazendo ela junto.

Essa angústia não pode doer, pesar ou incomodar. Ela dói, pesa e incomoda – exatamente – porque inventamos e cremos em forças que poderão nos livrar dela. Muitos enlouquecem, entram em pânico ou depressão porque criam armas para lutar contra ela que, sabemos, no final, serão todas derrotadas.

Toda religião é uma luta inócua contra um fim inevitável. Todo religioso é perturbado porque vive iludido de que poderá vencer o invencível.

O melhor mesmo é ser ateu. É dar conta de usufruir de tudo olhando de forma tranquila para a sua própria angústia – e sem entrar em uma luta suicida contra ela.

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento online: WhatsApp 31 996171882

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s