POR QUE AMO JOÃO GILBERTO?

A voz de João Gilberto me chega absolutamente limpa. É como se se sua voz atingisse o ponto exato do prazer da minha audição. É como se ele quisesse tocar – com seu canto – a quina da mais fina parede que existe.

Não sei como ele consegue tamanho equilíbrio no tom. Não sei como ele consegue fazer com que suas melodias saiam de si e venham até meus ouvidos – e sem qualquer distorção.

Eu queria entender como ele consegue fazer com que nada interfira em sua voz. Parece que quando João canta tudo da natureza se rende ao seu canto. Parece que o ar e o espaço se calam para ouví-lo. Parece que sua voz se sobrepõe ao espaço e ao tempo – e levita.

Fico me perguntando como ele faz para controlar – enquanto canta – suas ansiedades angústias e medos. Fico me perguntando como ele faz – quando está no palco – para não permitir que suas mágoas, memórias, pensamentos e ideias interfiram em seu canto.

Como pode existir alguém com tamanha perfeição em seu ofício?
Como é possível alguém atingir – e se manter por tanto tempo – tão perfeito no que faz?

Queria entender como ele faz para colar voz e acorde. Queria entender como ele consegue encontrar – em seu violão – sons tão precisos em pureza, leveza e volume.

João tem os graves, os médios e os agudos mais limpos do planeta. João tem o violão mais asséptico e mais harmônico que conheço.

Desconheço outro cantor – no mundo – com tamanho domínio sobre sua própria voz. É impressionante como ele controla a emissão, não das sílabas, mas das letras.

Só João para ter a medida exata do modo de como tocar as cordas de um violão.

João é puro, hipnótico, mântrico e nirvânico. João é o que a filosofia chama de essência e o que a psicologia chama de plenitude.

Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento online: WhatsApp 31 996171882
Instagram:@evaristo_psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s