O que é o cinismo? O cinismo é algo que faz sentido, mas não faz sentido ético.
Estou certo em dizer que sempre houve tortura e morte no mundo. De fato, isso até faz algum sentido. No entanto, não é ético quando digo como se fosse algo normal. Não é normal! Faria sentido apenas se eu dissesse com revolta e indignação.
O Brasil, penso eu, vem com uma cultura cínica desde a chegada dos europeus. Do ponto de vista dos padres, até fazia algum sentido dizer que os índios – por não serem católicos – não possuíam alma. Contudo, não devo achar que posso fazer o que eu quiser com uma pessoa apenas porque penso isso ou aquilo a respeito dela.
Na atualidade, cunhamos a expressão: fulano rouba, mas faz. Faz algum sentido? Sim. Mas, é ético? Não. Precisamos buscar – incansavelmente – alguém que faça sem onerar os cofres públicos. Do mesmo modo, temos que pensar com a expressão: bandido bom é bandido morto. Precisamos encontrar um outro modo de resolver a violência que não seja pela violência.
O cínico parece inteligente. Mas, não é. Inteligência não é só falar “bonito” – e com determinação. É preciso checar se a fala possui consistência ou não.
É uma pena que, no Brasil, a grande maioria da população ainda está no rol dos analfabetos funcionais!
Evaristo Magalhães – Psicanalista
Atendimento online: chamar no zap (31) 996171882
Instagram:@evaristo_psicanalista