POR QUE TEM GENTE QUE NÃO TEM PAZ CONSIGO?

 

É só na matemática que tudo é exato. Na vida real temos que dar conta de lidar com os opostos. Caso contrário, não sobrevivemos!

Não há quem não necessite de uma boa noite de descanso depois de um dia estressante. No entanto, há aqueles que possuem distúrbios de sono. Por que? A insônia é exatamente a dificuldade de amar o silêncio da noite tanto quanto se ama a confusão do dia.

Não basta amar o dia, o trabalho e as pessoas. É preciso amar para mais ou na mesma proporção, também, o silêncio e a solidão.

Sofremos, porque só sabemos amar um lado. Gostamos da claridade e temos problemas com o escuridão, amamos a presença e entramos em pânico  com a ausência.

A questão é que a vida é múltipla. Temos que amar o que não é como dose fosse. Uma coisa não invalida a outra. Muito pelo contrário, elas se complementam para a nossa qualidade de vida.

Há quem só ame quando está sendo amado. A questão é que no amor ninguém está seguro: pode existir amores mais interessantes que o nosso. Quando somos trocados por alguém, entramos em desespero. Por que? Porque só sabemos amar o amor. Ninguém quer amar o desamor.

Achamos o desamor terrível e o amor paradisíaco. Não é. Temos que amar o desamor na mesma proporção em que amamos o amor. Há quem chame isso de masoquismo. Eu chamo de maturidade e autoestima.

Na vida mental, não se trata de só isso ou só aquilo. É por isso que muitos enlouquecem.

Viver com qualidade é dar conta de lidar com adverso – inclusive com adversos que jamais imaginaríamos que poderia nos ocorrer!

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Instagram:@evaristo_psicanalista

Twitter:@evaristopsi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s