POR QUE O ESTUPRO, A PEDOFILIA E A PSICOPATIA?

A velhice não te consulta se você quer envelhecer e a morte não te consulta se você quer morrer. Somos objetos de um poder que desconhecemos.

Penso que é essa condição de objeto que o estuprador, o pedófilo e o psicopata não suportam. Querem fazer do outro o mesmo objeto que são dessas inevitáveis e desesperadoras certezas. É como se quisessem provar para si que podem tanto sobre o outro quanto a velhice e a morte podem sobre si.

No entanto, a maioria das pessoas não são estupradoras, pedófilas e psicopatas. Por que? Porque temem a lei, o inferno e o julgamento alheio.

E o que a grande maioria faz com essas certezas inevitáveis e desesperadoras? Fazem consigo o que não dão conta de fazer com o outro. Destratam a si mesmas – com suas depressões, angústias, ansiedades e doenças psicossomáticas – do mesmo modo como estão sendo destratadas pela velhice e pela morte.

A existência é perversa e cruel. Teremos que nos submeter ao que menos gostaríamos. A questão é que fazer do outro o que está sendo feito de nós não nos livrará desse nosso inevitável.

É fato que vamos envelhecer e morrer. Ninguém pode se livrar disso. Resolve descontar em si? Resolve descontar no outro? Não. No entanto, ninguém envelhece da noite para o dia. Há um intervalo que podemos usufruir. É só o que podemos!

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s