VOCÊ SE ILUDE FACILMENTE?

Temos a sensação de que estamos no controle sobre nós mesmos. Essa fantasia nos é dada pela sociedade de consumo.

Quem tem dinheiro acha que pode comprar o futuro fazendo investimentos, planejando festas e viagens. Doce ilusão!

Em tudo há um intervalos. Nada é completo. Nada é para sempre. Mesmo entre os milionários, ninguém pode comprar o espaço que fica entre uma viagem e outra, entre uma compra e outra, entre um encontro e outro e entre uma conversa e outra. No entanto, para muitos, o dinheiro é suficiente para lhes assegurar de que podem tudo. Não podem!

É esse intervalo – que sempre retorna – que tanto nos apavora. Tudo pode acontecer nele – ainda que ele dure segundos. É por isso que muitos não suportam o silêncio e a solidão. É por isso que muitos só conseguem viver rodeados de pessoas, só conseguem dormir com a televisão ligada ou sob a pressão de alguma medicação.

Não temos controle do que pode advir. Tudo pode acontecer no próximo segundo. Qualquer conversa, qualquer encontro poderá ser o último encontro, a último  conversa ou o último abraço. E isso vale para todos – independentemente do lugar em que cada um ocupa na escala social.

Somos esse intervalo que poderá ou não vir a ser preenchido. Contudo, chegará o dia em que mesmo com todo o dinheiro ou com o melhor medicamento do mundo não conseguiremos nos livrar dele.

O que vamos fazer com isso que nos constitui? É de cada um. É importante insistir que nenhuma conta bancária o supre. A humildade é a verdade da vida!

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s