O QUE É SER RESPONSÁVEL?

Responsabilizar é responder. Não sabemos de onde viemos e nem para onde vamos. Não podemos conter o fato de que estamos envelhecendo e de que vamos morrer. Não há resposta. É preciso se responsabilizar. Ou melhor, é preciso construir uma resposta sobre isso – sob o risco de enlouquecermos.

Estamos destruindo o planeta. Ninguém tem a solução definitiva para o problema da desigualdade social. Não sabemos o que fazer com tanta violência. Temos que nos responsabilizar. Precisamos responder de alguma maneira o que estamos fazendo com o meio ambiente e com a miséria social.

Por que uma resposta? Porque toda resposta precisa ter lógica. Toda resposta precisa fazer sentido.

Não é resposta matar para acabar com a violência. Não é resposta trocar a natureza pelo capital. Não é resposta a xenofobia, a misoginia, o racismo e lgbtfobia.

Ninguém quer perseguir ou agredir quem defende a violência – física ou moral – como solução para as nossas questões sociais. Só estamos tentando dizer, para essas pessoas, que essas práticas não fazem qualquer sentido. Ao mesmo tempo, estamos pedindo que nos apresentem suas razões para tal – ainda que isto não seja possível.

Só podemos agir a partir do que faz sentido. Fora do sentido, caminhamos para o revide, para a guerra e para a barbárie.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s