QUEM BOLSONARO ESTÁ MATANDO NO BRASIL?

Não sobrevivo sem, ao menos, um outro para me dizer que meu sentido faz algum sentido.

É de fundamental importância, para a nossa saúde mental, que sejamos escutados. Não falamos só com a boca. Falamos com o corpo inteiro. Falamos com todo o afeto e com toda a alma que somos.

Vivo, nesse momento, um governo que diz e inflama não apenas que o meu sentido não faz o menor sentido. Ele faz mais que isso: diz que o que penso precisa ser perseguido, extirpado e destruído.

Nada é mais desesperador do que ser impedido de manifestar as próprias ideias.

Tenho estado com muita gente depressiva. Tenho amigos tendo pensamentos suicidas. Penso que o brasileiro vem perdendo aquela sua alegria de viver que lhe é tão peculiar.

Bolsonaro está tripudiando não apenas dos nossos direitos, das nossas riquezas naturais e da dignidade dos brasileiros mais vulneráveis. Ele está tripudiando é da nossa existência.

Destituir alguém de dizer o que pensa, fazer chacota de suas ideias ou agir como se o seu sentido não tivesse o menor sentido, é jogá-lo na mais profunda melancolia. É o que Bolsonaro vem fazendo. Ele está nos destruindo de dentro para fora. Ele está quebrando nosso próprio espelho e detonando com nossas identidades.

Sem sentido, enlouquecemos. Sem sentido, não faz o menor sentido viver.

Para nos recuperarmos por fora, precisamos, primeiro, juntar os cacos do que restou de nós por dentro. Para tanto, precisamos de encontros. Não de encontros virtuais – estes são por demais fragmentados. Mas, de encontros reais, rodas de conversa, debates e palestras.

Só reagruparemos nossos cacos sistematizando – novamente – quem somos. Só reergueremos nossas cabeças reorganizando nosso pensamento.

Nesta perspectiva, precisamos do outro: é só através dele que reaprenderemos que ainda faz algum sentido o sentido que temos de viver.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s