O AMOR É A NOSSA ÚNICA SALVAÇÃO …

É o amor que nos faz tentar conduzir da melhor maneira possível as adversidades da vida.

Não sabemos o que nos espera. Nenhuma medicina consegue prever tudo de nossos corpos. O universo é infinito. É impossível saber o que outro está pensando ou sentindo a nosso respeito. Ninguém consegue ser constante e regular em suas emoções.

Sabemos sobre o que já vivemos e sobre o que estamos vivendo. Pode não existir medicina para os males que viermos a ter. A natureza pode nos surpreender. A forma como agimos hoje pode de nada servir para a forma como agiremos amanhã. Ou seja, tudo pode acontecer daqui a pouco.

O que então não nos faz entrar em pânico? O que então não nos faz ficar agressivos? O que então não nos faz enlouquecer? O amor.

Não é a religião, nem a ciência, nem a filosofia e nem a psicologia que nos sustentam. Nem um saber de agora vale para depois. É por temer perder quem amamos que tentamos agir bem. O amor é a nossa salvação.

Nesse sentido, quanto mais individualista ficar a sociedade, pior os indivíduos conduzirão as situações adversas.

É por amor ao próximo que respiramos fundo. É por amor ao próximo que contamos até dez. É por amor ao próximo que paramos e pensamos para realizar.

Enquanto tivermos alguma consideração por alguém, agiremos o melhor possível para nos preservarmos de perder quem muito consideramos. Na medida em que perdermos o outro do nosso campo de visão, não fará o menor sentido prosseguir enquanto pessoa e enquanto mundo.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s