Não existe o que você procura …

Desejar é diferente de demandar. O desejo é UM e a demanda são várias.

O que é o desejo? Gostaríamos de encontrar o amor de nossas vidas, o emprego que sempre buscamos e fazer a viagem dos nossos sonhos. Quem não gostaria de permanecer jovem e de nunca morrer?

Ocorre que não existe uma lógica precisa para os nossos desejos. Desejamos, mas não existe uma receitinha pronta de como realizaremos.

Não existe o objeto do nosso desejo. Na vida real, se misturarmos os ingredientes direitinho, certamente teremos, no final, um delicioso bolo de chocolate. Na vida emocional, não adianta pensar, calcular e planejar. Podemos até demandar, mas nunca estaremos seguros de que seremos correspondidos em nossos desejos.

Em nosso psiquismo, uma mais um nunca é dois. Por causa desse UM podemos amar muitas pessoas a vida toda. Podemos trocar de trabalho inúmeras vezes e podemos passar o tempo todo viajando – e sem nunca ter nosso desejo por qualquer coisa satisfeito.

É por isso que os casais se desentendem. Querem que suas demandas respondam com exatidão ao que desejam.

O outro será sempre um estranho para o meu desejo. Depois de um certo tempo, não há quem não apresente alguma queixa de seu emprego. É por isso que terminamos uma viagem já pensando na próxima.

Penso que foi por isso que a vida nos deu o espaço e o tempo. Dentro destes, nos ofereceu – também – um amplo raio de ação composto de pessoas, funções e lugares.

Não se iluda com picaretas tentando te vender uma solução milagrosa para o que te falta. Essa solução não existe.

Viver é demandar. Nossa qualidade de vida está na dependência da nossa capacidade de não paralisarmos no fato de que nada e nem ninguém pode resolver por nós isso que é a nossa essência – sempre inacabada.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s