Por que não acredito em psicoterapia?

 

Não é pelo pensamento que descobriremos quem somos.

É mentira quando dizem que no mais profundo de nós existe uma palavra que nos define com exatidão. É enganação essa história de introspecção. É falsa essa história de autoconhecimento. Não entre nesse engodo de que você pode encontrar seu verdadeiro eu. Não jogue seu dinheiro fora com essa bobagem de ser autêntico.

Saberemos quem somos – exatamente – quando pararmos de querer saber quem somos.

As palavras não são as coisas. A palavra maçã não é o objeto maçã. Sabemos muito mais quando pegamos, mordemos e saboreamos a maçã, que quando pensamos ou falamos sobre ela.

Portanto, jamais saberei quem sou me perguntando por mim. Penso que só saberei quem sou quando eu me permitir me sentir mais que querer me conhecer.

Saio de mim quando penso sobre mim. Saio de mim quando falo de mim. Crio outro de mim quando penso ou falo de mim. O pensar é racional, lógico, frio e desencarnado.

Devo cessar de pensar sobre mim e me voltar para mim. Ao me voltar para mim me descobrirei em minhas sensações, fruições, pulsões, sabores, texturas e sons.

Devo cessar de pensar sobre mim e me voltar para tudo que me atravessa. Devo me voltar para o outro que me chega e me afeta com seus gestos, timbres, olhares, toques e cheiros. Devo me voltar para a beleza do sol que me acalenta e me ilumina. Devo me voltar para o ar que respiro e que me toca com seu frescor e vivacidade. Devo me voltar para a beleza do céu diário e noturno, para as infinitas formas das plantas, das flores e das montanhas.

A verdade de mim sou eu com minhas sensações internas e tudo de fora que me adentra. Tudo isto é a verdade de mim porque é como é – e sem me fazer procurar por um pensamento de mim que nunca é.

Não é por acaso o silêncio do psicanalista.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s