Você costuma escutar seu corpo?

 

Cuidar de si não é só fazer as unhas, malhar ou aplicar botox. Existe um cuidado de si que é mais importante que tudo isto.

Precisamos nos perguntar o que estamos fazendo com nossos corpos. Precisamos nos perguntar pelos motivos de nossas tensões, pelos motivos das manchas que aparecem – de repente – em nossos corpos, pelas nossas incuráveis gastrites, rinites, enxaquecas e tantas outras doenças que nos acometem.

Não estamos sabendo cuidar de nós mesmos. Falta-nos amor próprio – na medida em que nos acovardamos e usamos nossos corpos como válvula de escape do que não estamos dado conta em nós mesmos.

Infelizmente, é em nossos corpos que aparecem os sentimentos que falhamos de resolver em nosso psíquico.

Quantos não são – quase diariamente – atacados por tremores, quedas de pressão, contrações, paralisias, dores musculares de toda ordem, dentre outras?!

Neste sentido, não nos amamos. Aliás, nosso amor próprio é só de aparência. Quantas pessoas ditas lindas e com recorrentes crises de herpes, problemas gástricos, intestinais e dores diversas?!

Precisamos observar mais nossos corpos. No entanto, precisamos ir além destes. Precisamos aprofundar quem somos: nossos medos e frustrações. Precisamos – acima de tudo – assumir nossa incapacidade de resolver em nosso psíquico o que é do nosso psíquico.

Precisamos dar paz aos nossos corpos. Nosso estômago, cabeça, braços, pernas, coração, pele, cabelo, boca e voz, não podem ser culpabilizdos pelos sentimentos que nos faltam de elaborar.

Precisamos parar de alterar a dinâmica natural do nosso organismo com problemas que nada dizem respeito à ele.

Precisamos perceber o quanto nossos corpos estão nos pedindo socorro.

Penso que confiamos demais em nossa resistência física. No entanto, tudo tem um limite. Se não dermos conta de buscar ajuda para resolver o que é do nosso psíquico, é seguro que nosso físico não nos suportará por muito tempo.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s