A vida não é pensar, é fazer …

A vida não se faz pensando. Temos as ideias e as coisas. No entanto, as ideias não são as coisas. A palavra maçã não é o objeto maçã. A palavra maçã não carrega o desenho, a cor, o sabor e a tessitura da fruta maçã.

Podemos viver no mundo do pensar ou no mundo das coisas.

Quem vive no mundo do pensar, vive no mundo das letras, das sílabas, das palavras, das frases, dos conceitos, das ideias e das teorias.

Quem vive no mundo das coisas, vive no mundo das formas, dos traçados, dos toques, dos contatos, dos cheiros, dos sons, dos sabores, das texturas, das sensações, das imagens, das paisagens, dos fluxos e dos movimentos.

Eu prefiro viver no mundo dos gestos. Gosto do imprevisível e das infinitas configurações do dia, da manhã, da tarde e da noite. Gosto de ver o céu, as nuvens, as montanhas, a terra e as árvores. Gosto de ver os bichos, suas formas, cores, movimentos, cantos e grunhidos. Gosto de sentir o clima, o frio, o calor, o vento e a beleza dos rios e do mar.

Os conceitos são sistemáticos, rigorosos e padronizados demais. Fora que são frios. Fora que – também – se pode mentir.,

Não gosto do que só tem sentido para a razão. Gosto do que tem sentido para o corpo, do que pulsa a minha carne, minha pele, me faz tremer, gemer e regozijar.

Não gosto do pensamento que me desvincula do mundo. Acho perda de tempo raciocinar sobre uma lógica que não me guia para usufruir com meus olhos, ouvidos e paladar das coisas, espécies e pessoas.

Por que pensamos tanto? Para não ver, não sentir e não gozar. O pensar é asséptico demais. O sentir é diferente. Sentir é contraditório. Sentir traz os opostos. Não tem forma definida. Não é previsível. O sentir é mais vida que pensar. Sentir é experienciar que tudo vai e vem, nasce, cresce, morre e renasce.

O pensar é a pretensão de uma verdade que não existe concretamente. O sentir é mais verdadeiro porque nos faz usufruir enquanto podemos. No pensar, sequer usufruímos.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s