O QUE É A DEPRESSÃO?

 

Nosso psiquismo é composto de ideias, emoções, projetos e fantasias. É ele que nos faz querer viver, olhar e seguir a vida.

Não sabemos a origem desse psiquismo. Sequer sabemos em qual local ele se aloja em nosso interior. Freud disse – sem conseguir provar – que ele tem um pé no biológico.

Talvez, se ele fosse biológico, ele seria menos inconstante e menos irregular.

Penso que nosso psiquismo não é da nossa natureza. Penso nele como um artifício: algo adquirido do meio em que vivemos. É por isso que ele pode ser depredado. É por isso que pode se depredar.

A psique é a vida. Não a vida no sentido biológico. Mas a vida no sentido de amar, querer continuar, sonhar e acreditar. É por ela que nos apegamos aos sabores, sons, texturas, cheiros e paisagens. Sem ela, paralisamos. Sem ela não temos motivação para comer, beber, amar e gozar a vida.

Sem movimento psicológico, não sobrevivemos. Sem o psíquico, morremos.

O pânico é – exatamente – essa sensação de perda do psíquico. É a sensação de estar fugindo do controle de si e adentrando em um mundo – completamente – estranho a si. A depressão é este esvaziamento de si.

Não sabemos o que leva o psíquico a se depredar. O médicos dizem que a causa é química. Os psicólogos dizem do ambiente.

Em contrapartida, não existe injeção de conteúdo psíquico para ser aplicada na mente dos depressivos. Também, não existe ninguém que seja psicologicamente tão forte e capaz de ser só vida a vida toda.

Somos meio que equilibristas da vida. Ora estamos mais para lá e ora mais para cá. A questão é não se deixar transbordar demais nem para um lado e nem para o outro. Contudo, quando o prato da balança da pulsão de morte estiver mais para cima, o negócio é não desesperar. Afinal, precisamos experimentar – ainda que de vez em quando – isto que nos é inevitável. Chegará uma hora em que nem mesmo o mais estruturado de todos os psiquismos do mundo nos salvará.

Houve um tempo em que víamos alguma humanidade na experiência de esvaziar-se de si mesmo.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s