SUA VIDA É MENTIROSA OU VERDADEIRA?

 

Se você acha que ter dinheiro é a única condição para a felicidade, você está partindo de uma vida mentirosa e não de uma vida verdadeira.

Se você coloca carrões, mansões e viver rodeado de dispositivos eletrônicos como condição para a sua alegria de viver, você está levando uma vida de mentira e não uma vida verdadeira.

A felicidade não pode partir de fora para dentro, mas de dentro para fora. Não de dentro de nossas ideias, sentimentos e desejos. Mas, de dentro do que temos de mais perturbador.

E qual é a verdade de todo ser humano? A verdade é que o dinheiro, os carrões, as mansões e os dispositivos eletrônicos ficarão – e nós passaremos.

Estamos equivocados na condução do que entendemos como sendo uma vida boa. Não temos que partir de lá para cá. Temos que partir de cá – de quem somos – para lá – o que estamos sendo.

Temos que partir não do que está sendo derrotado à cada segundo que passa – a vida. Temos que partir do que já está saindo vitorioso – a finitude. Centrar no ter e nas vaidades pessoais, é sinal de negação disso que é invencível.

É falsa qualquer felicidade pela acumulação. A verdadeira felicidade não virá do que teremos ou do que seremos. Nossa felicidade precisa advir do que já estamos sendo.

A psicanálise existe para nos dizer que nada temos e que nada somos.

Só será feliz – de fato – quem der conta de fazer bem feito a partir desta verdade inevitável!

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s