NINGUÉM SABE DE SI …

Saber de si é retornar ao passado. É fazer uma regressão. Porém, não é fazer um retrospecto da sua história de vida. Não é fazer uma regressão de si e de seus familiares. Não é procurar um objeto, um fato, uma situação, uma pessoa, um acidente ou um trauma que te explique.

Saber de si é ir de encontro ao depois de si mesmo. É ir de encontro ao que não se sabe de si.

Não somos a história de nossas vidas. Não somos as palavras, conceitos, teorias, crenças, sentimentos e imagens que usamos para nos descrever. Não somos as pessoas que atravessaram e que atravessarão o nosso caminho.

As histórias a gente esquece: pouco lembramos do nosso passado. Nunca nos descrevemos da mesma maneira. As pessoas não são as mesmas o tempo todo.

Ou seja, tudo o que compõe o meu eu – memória, ideias e pessoas – não sou eu.

Só saberei de mim quando eu me der conta desse meu eu que está antes de tudo que sei mim.

Sou meus atos falhos, meus lapsos e meus esquecimentos. Sou o silêncio dos conceitos que não encontro para mim e os buracos de cada letra que uso para me definir.

Na verdade, saber de si é admitir não saber de si. É admitir tudo o que se sabe de si como sendo uma ficção – quiça – uma mentira de si. Saber de si é saber se carregar pela vida como uma coisa entranha – e sem enlouquecer por isso.

No fundo, nos enganamos saber de nós mesmos para não sabermos de nós mesmos. É por isso que entramos em pânico quando o que sabemos de nós não nos compreende. Entramos em pânico quando nos transbordamos da nossa história e dos nossos conceitos. Entramos em pânico quando achamos estranho todo o nosso entorno.

Entramos em pânico porque achamos que o que temos é suficiente para nos conter. Nada nos cabe. Sobramos. Vamos sempre sobrar. Temos que dar conta de amar isso que sobra em nós.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s