O REMÉDIO PARA AS NOSSAS ANGÚSTIAS É O NOSSO PRÓPRIO CORPO …

Nem a ciência, nem a filosofia e nem a religião consegue resolver nosso problema.

Nossa existência não tem lógica. Nenhum laboratório conseguiu – até hoje – explicar de onde viemos e para onde vamos. Ninguém que morreu voltou para confirmar o que dizem as doutrinas religiosas.

Ou seja, não há pensamento que nos explique. Somos sem resposta. Se a saída não é pelo intelecto, o que fazer? O que nos resta? Combater nossas angústias com nossos corpos. É só o que podemos.

Do mesmo modo que nossos corpos nos fazem sofrer, nossos corpos, também, nos fazem gozar.

Infelizmente, querem nos impedir de gozar com o que temos de mais concreto. Querem nos impor viver pensando por ciências, filosofias e crenças que em nada respondem sobre o que somos de mais enigmáticos.

Querem trocar nossos corpos por nossas mentes. Querem nos impedir de ampliarmos nossos modos de enfrentamento de nossos enigmas.

A escola pouco diz dos corpos.

No entanto, chegamos no limite do nosso mental. Estamos adentrando na era da carne. Que venha a carne com seus prazeres e gozos.

Lacan diz que o real é sem lei. O real é sem palavra, sem conceito e sem doutrina. Se o real é sem intelecto, então, ele só pode ser corpo, atitude, ação, ato, atuação.

O compulsivo sabe muito bem como usar seu corpo para amortecer suas angústias.

Precisamos usar mais nossos corpos até o limite em que tal uso não nos leve de volta para as nossas angústias. Usar nossos corpos para irmos devorando nossas perturbações enquanto tivermos forças para tal. Sem medo, sem culpa e sem risco. Só gozando da vida. É só o que podemos – uma vez que ninguém possui a última palavra sobre qualquer coisa.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s