NÃO QUEIRA SABER DE NADA …

Ao contrario do que as pessoas pensam, ninguém vai ao psicanalista para pensar sobre si. Ninguém deita em um divã para aprender fantasiar a vida. Para descobrir o verdadeiro amor. Para descobrir a sua verdade. Para descobrir a felicidade.

Consultório de psicanálise não é livro de autoajuda. Não é novela. Filme. Série. Romance. Não é começo, meio e fim. Não é final feliz.

Aprendemos que para sermos felizes tudo precisa ter uma lógica. Tudo precisa fazer algum sentido. Estamos sempre apostos para explicar a infelicidade alheia. Achamos que temos a fórmula da boa vida. Somos cheios de blá-blá-blá.

Psicanálise não é nada disso. Aliás, procuramos um psicanalista, exatamente, para implodimos uma a uma dessas coisas e chegarmos na verdade sobre a vida. É por isso que, na maior parte do tempo, o psicanalista fica em silêncio – porque a verdade da vida é o silêncio.

Ou seja, a vida não tem verdade – ao menos verdade no sentido desse nosso falatório sem fim. Isto é ruim? Não?

Descobrir que a vida é sem verdade nos faz usufruir da vida de um modo completamente diferente daquele que usufruíamos antes.

Antes, estávamos na falação da vida tentando encontrar uma verdade impossível sobre a própria vida. Por isso, vivíamos angustiados e ansiosos. Agora, deixamos fluir as ondas, contemplamos as construções discursivas, os gestos, os movimentos, as caras e bocas, os cheiros, os gostos e os sabores de existir. Não mais ficamos angustiados procurando pelo discurso do discurso, pelo gesto do gesto, pelo movimento perfeito, pelo cheiro, gosto ou sabor ideal.

Não existe a última palavra. Não existe a perfeição e nem o ideal. Tudo é construção. Tudo é arte. Tudo começa e termina em si para recomeçar de novo – ou não. Aproveite tudo. Não queira descobrir nada. Não queira saber de nada.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s