NÃO SABEMOS O QUE FAZER SOBRE O QUE DE NÓS NADA SABEMOS…

Tudo traz algo que não conseguimos compreender. Não entendo por que tanta arrogância.

Ninguém sabe quem é o pai de Deus. Ninguém sabe quem é o pai do pai de Deus.

Nossos conceitos são limitados. Somos limitados. Quem consegue prever o que poderá acontecer nos próximos cinco minutos?

Vivemos como se não fôssemos deixar tudo para trás à qualquer momento. Amamos na ilusão de que somos tudo para o outro. Até sabemos que não está indo nada bem. No entanto, seguimos a vida na base do mais ou menos.

Vivemos como se a palavra casa fosse a própria casa. Não é. Não questionamos para não ter que ver do outro lado. Deixamos tudo para a hora que não tiver mais jeito. É nesta hora que surtamos.

Há uma coisa que a Religião quer massacrar. Há uma verdade que a ciência não quer enxergar. Poucos na filosofia deram conta de trazer o contraditório.

Nosso discurso, feito de conceitos e fantasias, deixa algo de fora. Nossas teorias pensam abarcar nossos enigmas. Até quando vamos fugir desse enfrentamento? Até quando vamos nos dopar por isso? Qual o problema de fazer um discurso que traga consigo o que nenhum discurso consegue apreender? Por que, então, não liberar os indivíduos da possibilidade de deletar todos os discursos existentes – no sentido de criarem novos discursos que ao menos possam nos iludir de que estamos tentando compreender o incompreensível?

As pessoas estão depressivas, ansiosas e enlouquecidas porque sabem dos furos e, no entanto, não foram incentivadas para criarem sobre estes mesmos furos. Ou seja, sabemos de que se trata, mas estamos imóveis diante disso que sabemos. Viramos escravos da nossa própria impotência. Não sabemos o que fazer sobre o que de nós nada sabemos.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s