POR QUE NINGUÉM ACORDA?

Não acordamos depois de uma boa noite de sono. Acordar não é bem isso. Continuamos dorminhocos mesmo depois de abrirmos os olhos e começarmos o dia.

E não podemos acordar mesmo. O depressivo acordou. O ansioso também. O suicida acordou e não deu conta do que viu. O esquizofrênico acordou e nunca mais conseguiu voltar a dormir como antes. Poucos conseguem – de fato – despertar.

Dormimos enquanto pensamos. Dormimos enquanto falamos. Dormimos enquanto amamos. Dormimos enquanto brigamos.

Os cientistas dormem enquanto pesquisam. Os filósofos dormem em seus sistemas. O religiosos dormem enquanto rezam e pregam.

Freud diz que fazemos isto para não fazermos aquilo. Estamos aqui para não estarmos lá.

Tudo é fuga. Tudo é recalque para não acordar. Poucos dão conta de viver – de fato – no mundo real.

Ocorre que a vida se encarrega de interromper o nosso sono. E como passamos quase o tempo todo embebedados pela ilusão da felicidade, ao sermos abruptamente despertados, levamos um susto, um choque ou um trauma. Mesmo assim retornamos para o nosso falso e paradisíaco mundinho. Muitos correm para academia. Outros para o cirurgião plástico. Há aqueles que nunca abrem mão de seu Rivotril. E assim vamos, vivendo da mentira e camuflando as verdades da vida. Vamos ver até quando?!

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

2 comentários sobre “POR QUE NINGUÉM ACORDA?

  1. adrianasilva1 disse:

    Professor, gosto dos seus comentários, sou muito aberta a aceitação dos mesmos, só queria pontuar algo que aconteceu hoje pela manhã, Situação que me deixou tanto quanto incomodada. Gostei muito da sua apresentação como professor da faculdade onde estou começando meu curso de direito, mas no meio da sua apresentação, logo após você dizer sobre a difícil aceitação do homossexualismo, e da luta para isso ser aceito, o sr soltou algumas piadas contra os evangélicos, uma delas o sr afirmou “Eu não sou pastor então tenho que trabalhar, se não, abriria uma igreja e estava milionário…” dentre varias.. como acha que os cristãos recebem esse tipo de piadinha ? Gostei muito da sua apresentação, mas imagino que se algum rapaz brincasse dessa mesma forma e dissesse: “eu não sou gay, se não eu nem trabalhava, tava ganhando dinheiro fácil..” esse tipo de ataque é desnecessário e não é uma brincadeira aceita por todas as classes. Agradeço a compreensão e empatia da sua parte. Obrigada!!

    • Não. Vc tirou a frase do contexto. Lembro bem que eu disse isso qdo falei que não tenho o poder de doutrinar ninguém. Se eu tivesse esse poder, eu viraria pastor e estaria rico. Estou me referindo as dezenas de pastores que utilizam a religião como uma forma de doutrinação e de enriquecimento. Tem um tanto por aí. Ok?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s