O BRASIL IMBECILIZOU?

A palavra justificativa vem de justificar, fazer justo, tratar com justiça. Penso que no Brasil, neste momento, perdemos a capacidade de justificar.

Uma pessoa aparece nas redes sociais como torturado durante a ditadura militar por defender ideais comunistas. Deveria ser completamente estapafúrdia a relação entre torturar e defender ideias comunistas. Mas, não é. Há quem ache justo.

Este é o grande nó da questão. O justo supõe proporcionalidade. A proporção é sempre o debate entre as ideias e nunca a tortura do opositor. O certo é a discussão de pensamentos e não emudecimento do interlocutor.

Para qualquer ideia devo, sim, mostrar minhas razões. Meu modo de pensar. Estabelecer uma interlocução, um contraponto, um debate, um questionamento das bases argumentativas expostas pelo meu suposto opositor.

Não é justo agredir quando a questão é da ordem do pensar e do dialogar.

Nada justifica comemorar a morte de qualquer pessoa por ser ela de esquerda ou de direita. Não justifica tirar a vida de quem quer que seja porque é negra ou LGBT.

Estamos desistindo da palavra, do pensar, da reflexão e do diálogo.

Elaborar aplaca o ódio. Compreender direciona a ação. Pensar confere valor ao ato.

Parecemos bichos agindo por impulso. Parecemos loucos vomitando tudo o que vem à cabeça. Parecemos surtados reverberando ideias alheias – e sem qualquer filtro.

A razão precisa suplantar o ódio, os impulsos e as agressões. Estamos descontrolados. Parece que perdemos as referências de como agir bem.

O primeiro passo é trazer para a palavra os motivos que nos fizeram perder a palavra como a nossa maior norteadora. Ou seja, usar da palavra para tentarmos entender porque estamos deixando de usar a palavra.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s