VOCÊ TEM CORAGEM DE ESCUTAR SUA VERDADE?

A psicanálise inventou o chamado discurso do inconsciente. O inconsciente fala. Não – necessariamente – por palavras. O inconsciente fala por coisas. Por sintomas. Esquecimentos. Falhas de memória.

Por que o inconsciente fala sem palavras? Porque existe um núcleo mudo do nosso inconsciente que não suportamos. Falamos dele com nossas doenças, angústias e ansiedades.

A psicanálise acreditou durante muitas décadas que se estas estranhas formações inconscientes fossem decifradas, o indivíduo ficaria curado para sempre de suas neuroses. Doce ilusão!

De decifração em decifração chegamos a um núcleo indecifrável da nossa mente.

Uma vez que isto é sem palavras, só nos resta decidir o que vamos fazer com isto. Não existe uma receitinha pronta – mesmo porque este núcleo não é igual para todos. Cada um terá que se haver com seu próprio buraco.

Os psicanalistas acreditam que para se tornar um psicanalista, o critério é este de abrir mão de todas as suas neuroses e encontrar um jeito de fazer bem feito com isto.

Duvido que alguém o tenha conseguido. Acho que este enfrentamento é algo mais da ordem do mito que da realidade.

Infelizmente, teremos que continuar fazendo sintoma ou fazendo de conta de que nada disso existe. A questão é que isso que achamos que não existe, retorna o tempo todo.

Estamos em um tempo em que as pessoas não estão dando conta de suportar isso que nada e nem ninguém pode fazer qualquer coisa por nós. Muitos estão fazendo besteira deste insuportável de si. Infelizmente!

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s