NÃO SEREMOS SALVOS PELA MENTIRA …

Existe um lado bom do fracasso? Sim. Para a psicanálise, somos quando falhamos. Mais maduros seremos, quanto menos entrarmos em pânico ao errarmos.

Nossas verdades não são os nossos acertos. A única coisa que não podemos controlar são as nossas derrotas. Estamos sendo derrotados à cada segundo.

Não entendo porque tanta vaidade. Tanta ambição e tanta arrogância – se o certo é que vamos perder.

É uma pena que perder sempre nos soa de modo tão desesperador. A maioria de nossos estudantes só estão interessados nas profissões mais lucrativas. O sistema diz que se todos quiserem, todos podem se dar muito bem. Tudo é uma questão de empreender com criatividade. Doce ilusão!

A única verdade é a de que seremos vencidos pelo fracasso. Precisamos tratar de certas temáticas com mais naturalidade. Não podemos fazer de conta que não estamos vendo. Não podemos deixar tudo para a hora da verdade. Fora que a hora da verdade pode ser à qualquer hora.

Ao nascermos, já iniciamos o processo de desapegar de tudo que temos. Chegará a hora em que nada mais veremos, nada mais tocaremos e nada mais sentiremos. Estamos indo, quando tudo ficará.

Não deveríamos só pensar em como adquirir. Precisamos pensar – também – no quão isto tem de ilusório. Viver é contraditório. A questão é que estamos – o tempo todo – tensos demais para não nos mostrarmos falhos. Estamos – o tempo todo – temerosos demais quanto às nossas verdades. Achamos que seremos salvos pela mentira. Até quando?

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s