NINGUÉM É SÓ HOMEM E NINGUÉM É SÓ MULHER …

Homem e mulher não são coisas. Ninguém pega a palavra homem ou a palavra mulher na natureza. Homem e mulher são categorias. Imagens. Representações. Dizeres. Aparências. Construções.

Ambas necessárias. Qualquer ser humano não é homem ou mulher e, sim, homem e mulher. Não existe homem puro ou mulher pura. Somos uma mistura de dois. Mente quem só se diz homem. Mente que só se diz mulher.

Homem e mulher são posições na vida.

A categoria homem diz do poder. Do poder sobre a verdade. Sobre o saber. Sobre a infelicidade. Sobre a perda e sobre a morte.

A categoria mulher diz dessa impossibilidade. Diz da nossa ignorância. Diz da ilusão da felicidade. Diz das dores da nossa perenidade.

Talvez isto explique um pouco nosso pânico da palavra mulher. E não estamos falando aqui de anatomia.

Todo ser humano traz a mulher e traz o homem em si. A mulher é a possibilidade de não desesperarmos diante do que não podemos. O homem é o véu que criamos para cobrir – sem muito êxito – o que não sabemos.

Enquanto não soubermos tudo, a mulher estará sempre conosco. Ela quebra a nossa pretensão. Desvela as nossas ilusões. Ela é o vácuo. O vazio.

O homem é só a borda. A mulher é o centro. A mulher é a terra. O homem é a nuvem que desce como chuva, toca a terra (mulher) e depois volta a ficar de longe.

Jamais saberemos sobre a mulher em nós mesmos. É por não existir o homem que cremos ser, que a mulher que somos sempre virá à tona. E não adianta dar crise histérica. Não adianta surtar. Só seremos – de fato – felizes o dia em que soubermos o que fazer com a mulher que habita cada um de nós.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s