NÃO SE ILUDA, VOCÊ SERÁ VENDIDO PELA SUA IGNORÂNCIA …

Não é consciente quem tem consciência de suas ideias, seus valores e seus sentimentos. Não é consciente quem tem consciência de seu corpo, seu peso, sua altura, da cor de seus olhos e de seu timbre de voz. Não é consciente quem tem consciência da realidade, que está atento às engrenagens do poder, às injustiças e aos preconceitos sociais.

É consciente quem tem consciência do que está por detrás de tudo isso. É consciente quem tem consciência de que não existe consciência para tudo.

Toda a nossa consciência é para nos livrar disso que nenhuma consciência toca. A consciência é uma fuga – tanto que reagimos agressivos quando somos desafiados ao vazio da nossa consciência.

A consciência é – sim – um sintoma do inconsciente. Freud acreditava que a consciência podia abarcar o seu oposto. Não pode.

Nada podemos fazer com muito do que não sabemos. Temos que aprender a gostar da nossa ignorância.

É por sabermos amar só a nossa consciência que fazemos a guerra, que desenvolvemos o ódio, os preconceitos e as agressões.

Somos seres de um lado só. Somos arrogantes. Só sabemos amar a nossa inteligência. Temos pânico do que não podemos. A questão é que a maior parte do que não podemos não pode ser abocanhada pelo que podemos. Seremos vencidos pela nossa ignorância – queiramos ou não.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s