COMO SOBREVIVER NESTE MUNDO DE TANTA NOTÍCIA RUIM?

As palavras têm sons. Os sons têm sentidos. Os sentidos carregam afetos. Hoje, com as redes sociais, somos – o tempo todo – tomados por palavras, sons, sentidos e afetos – nem sempre agradáveis. São muitas as notícias. Nem sempre alegres. Sons nem sempre bons de escutar. Afetos de medo, angústia e desamparo.

Para modificarmos os afetos, precisamos modificar as palavras, os sons e os sentidos. É como se vivêssemos uma guerra entre palavras, sons, sentidos e afetos bons e palavras, sons, sentidos e afetos ruins. Ocorre que nem sempre conseguimos fazer ecoar muito longe o que queremos. No entanto, não podemos deixar de falar. Se for o caso, precisamos até de gritar. O mundo é assim, feito de palavras, sons, sentidos e afetos contraditórios.

Mas, não somos só palavras, vibrações, sentidos e afetos angustiantes. Somos – também – sons sem palavras. Sons sem sentidos. Sons sem afetos. Sons neutros. Se os sons que estamos recebendo quase só ecoam afetos ruins, podemos acessar sons sem quaisquer afetos. Sons que não vão nem para lá e nem para cá. Sons sem antes e nem depois. Sons sem começo e nem fim. Sons que não mudam. Apenas sons. Sem palavras. Sem angústia. Sons que acalmam. Relaxam. Dão tranquilidade e paz.

No entanto, somos seres sociais. Temos questões que precisamos negociar para viver. Ocorre, que nossos acordos nunca são definitivos. Impossível que todos fiquem cem por cento satisfeitos. Desse modo, viver em sociedade é viver em permanente barulho. Palavras, sons, sentidos e afetos estarão em permanente conflito.

Ainda bem que podemos acessar outros universos de sons. São estes que nos alimentam para enfrentarmos a confusão necessária da coletividade. Caso contrário, explodiremos.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s