POR QUE DECEPCIONAMOS COM AS PESSOAS?

Decepcionamos com o outro, porque esperamos dele o que ele não pode nos dar.

Uma coisa é o outro fazer uma comidinha que você gosta e comprar aquele presentinho que você tanto esperou. O problema é que a vida não é feita só desses desejos. Há desejos bem mais complexos. Há desejos que dificilmente serão suprimidos.

Decepcionamos, porque sempre esperamos que alguém chegue para nos suprir dos desejos que tanto nos incomoda e que não sabemos o que fazer com eles.

É certo que seremos frustrados quando esperamos de alguém o fim da violência e da corrupção. Isto não significa que devemos concordar com estes crimes.

Em uma sociedade desigual, roubar pode ser uma questão de sobrevivência – e a fome nunca espera. Em uma sociedade consumista, ter muito dinheiro quer dizer ter a mesma felicidade dos artistas dos programas de televisão.

Não existe sociedade capitalista sem violência e sem corrupção. Não estou dizendo que se deva deixar de combater esses absurdos. O problema são os salvadores da pátria que aparecem prometendo a nossa redenção pela paz e pela honestidade social. A política necessita dessas transgressões para satisfazer outros interesses que não estes.

Ou seja, decepcionaremos. A política não vai acabar com a bandidagem e nem com a corrupção.

Para a nossa decepção, qual o remédio? Vai aparecer o mesmo discurso de combate ao crime. Só que camuflado de uma nova imagem e de uma nova voz. Ou seja, seremos frustrados novamente.

O capitalismo necessita da corrupção e da violência para permanecer capitalista. O buraco da violência e da corrupção está bem mais embaixo de um político que aparece com o falso discurso de salvador da pátria.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s