POR QUE HOMENS AGRIDEM MULHERES?

A hombridade não está no físico. Não está na força. Não está no peso. Não está na altura. Não é o tamanho. Não é a grossura. Não é o comprimento. O corpo passa.

Não somos só corpo. Não é a maior prova de hombridade vencer pela força física. Nossa cultura do consumo priorizou homens fisicamente vigorosos em detrimento de homens psicologicamente bem resolvidos.

A virilidade não é física. A palavra viril vem da palavra verdade que tem está relacionada com pensamento e inteligência. Quando falha o pensamento, vem o corpo. O ato começa onde termina a palavra – tanto contra nós mesmos quanto contra o outro.

De nada vale ter um corpo forte quando o que – de fato – nos incomoda nada tem a ver com corpo. Precisamos repensar nossos valores. Homem não é o macho – no sentido alfa desta palavra. Hombridade é humanidade. É saber lidar com as diferenças. É saber resolver pelo intelecto.

Neste sentido, masculinidade e feminilidade complementam-se. Os orientais souberam muito bem reunir estes contrários em uma mesma pessoa – e sem que isso representasse nenhum risco de dúvida sexual para qualquer um deles.

Em uma cultura do TER resolvemos nossas angústias apenas sacando do cartão de crédito. Ocorre que somos apenas atuação. Somos pensamento e ação. No entanto, o exercício do dinheiro pode prescindir do trabalho do eu. Quantos ignorantes milionários?!

O exercício de pensar depende inteiramente do trabalho do eu sobre si mesmo e sobre as suas ideias acerca do mundo e das pessoas.

A questão é que ideias não podem ser compradas. O intelecto resulta de um trabalho. Podemos ficar horas tentando entender um parágrafo de um livro: estaremos exercitando nossa inteligência. Como será o futuro de uma humanidade que passa quase – o tempo todo – vendo vídeos toscos e lendo memes idiotas nas redes sociais?

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s