O MELHOR DA VIDA É SER LIVRE …

Deixamos de ser bichos quando decidimos viver guiados pelo pensamento e pela imaginação. Ocorre que ninguém pensa igual.

O bom de viver guiado pela linguagem é que as palavras podem ser misturadas. Novas palavras podem ser inventadas. A única exigência é que falar faça algum sentido. O sentido é a não-violência. A lógica é o bem.

Cada um pode inventar a frase que quiser. Pode imaginar o mundo que quiser para si. Pode reinventar seu próprio corpo. Pode nascer homem e se pensar mulher. Pode nascer mulher e se pensar homem. Pode se pensar vestido de mulher. Pode se imaginar virando homem.

Cada um pode viver de acordo com o que pensa e sente – apenas com a condição de que ele não coloque sua vida em risco. Apenas com a condição de que ele não prive o outro de pensar e sentir – também – como quiser.

Não somos um corpo. Temos um corpo. Nossa humanidade não é a submissão aos códigos instituídos. Não somos meros ventríloquos da tradição. A cultura não é algo avesso à mudança.

O que nos humaniza é a capacidade que temos de inventar quem somos e como quisermos. Não existe sociedade de pensamento único. Não existe coletividade de imagens estanques.

O poder até tenta se impor. Porém, por sermos humanos, inevitavelmente, romperemos todas as barreiras fazendo valer nosso modo próprio de pensar e amar. Nem que seja na clandestinidade.

Enquanto houver pensamento e imaginação haverá desejo. Não existe a última palavra. Nenhuma imagem é igual.

Desenvolvemos as palavras e criamos os desejos. O que será dos humanos? Jamais saberemos. Se hoje LGBT possui quatro letras, amanhã poderá possuir mil.

É melhor já ir se acostumando!

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s