PENSE MENOS, POR FAVOR!

Viver é pensar e agir. O prazer de saborear um bom café foi precedido do pensamento de preparar um bom café. O ato de protestar foi precedido de um pensamento indignado contra as injustiças sociais. A responsabilidade para com o trabalho foi precedida de um pensamento do medo de perder o emprego.

Não há ato sem pensamento. Portanto, pensar só tem sentido enquanto nos faça agir.

Não há dúvida de que temos que pensar. A sobrevivência exige-nos alguma reflexão. Contudo, não adianta pensar hoje algo que só poderemos executar amanhã. Seguramente, amanhã o pensamento já será outro.

Precisamos nos disciplinar para pensar apenas quando for necessário fazê-lo.

No entanto, pensamos o tempo todo. Não conseguimos deixar de pensar agora mesmo quando podemos pensar depois. Não conseguimos nos desconectar do fato mesmo sabendo que não temos como resolvê-lo agora.

Pensamos no futuro que nem sabemos se virá. Pensamos em problemas que nem são nossos e que sequer temos poder para solucionar.

Fora que o que pensamos nunca sai como planejamos. Ainda tem aquilo que nem adianta pensar. No entanto, não nos desligamos. É por isso que ficamos ansiosos, angustiados e não dormimos.

Em certos momentos, precisamos executar não pensar em nada. Quando dermos conta disso – seguramente – relaxaremos e encontraremos a paz.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s