Viver é pensar e agir. O prazer de saborear um bom café foi precedido do pensamento de preparar um bom café. O ato de protestar foi precedido de um pensamento indignado contra as injustiças sociais. A responsabilidade para com o trabalho foi precedida de um pensamento do medo de perder o emprego.
Não há ato sem pensamento. Portanto, pensar só tem sentido enquanto nos faça agir.
Não há dúvida de que temos que pensar. A sobrevivência exige-nos alguma reflexão. Contudo, não adianta pensar hoje algo que só poderemos executar amanhã. Seguramente, amanhã o pensamento já será outro.
Precisamos nos disciplinar para pensar apenas quando for necessário fazê-lo.
No entanto, pensamos o tempo todo. Não conseguimos deixar de pensar agora mesmo quando podemos pensar depois. Não conseguimos nos desconectar do fato mesmo sabendo que não temos como resolvê-lo agora.
Pensamos no futuro que nem sabemos se virá. Pensamos em problemas que nem são nossos e que sequer temos poder para solucionar.
Fora que o que pensamos nunca sai como planejamos. Ainda tem aquilo que nem adianta pensar. No entanto, não nos desligamos. É por isso que ficamos ansiosos, angustiados e não dormimos.
Em certos momentos, precisamos executar não pensar em nada. Quando dermos conta disso – seguramente – relaxaremos e encontraremos a paz.
Evaristo Magalhães – Psicanalista